Perguntas e Respostas
para situações de emergência
GERALPROFESSORESALUNOS
O que é o Ponto de Encontro?
O Ponto de Encontro é o local de cada escola, para onde se dirigem todas as pessoas numa situação de emergência. No nosso Agrupamento é sempre o campo de jogos (espaço desportivo não coberto).
Como se deve ir para o Ponto de Encontro?
O trajeto deve ser efetuado o mais rapidamente possível, de forma ordenada, mas sem correr ou entrar em pânico.
No Ponto de Encontro cada um vai para onde quer?
Não, o grupo deve manter-se unido, tal como ali chegou, formando uma coluna, junto ao número atribuído à turma.
Quando é que posso sair do Ponto de Encontro?
Ninguém deve abandonar este local nem separar-se do grupo com o qual chegou, até receber instruções em contrário do Responsável de Segurança.
Numa evacuação cada um trata de si?
Não, as pessoas devem manter-se solidárias com o seu grupo, ajudando todos os que necessitem a chegar ao Ponto de Encontro.
Numa situação de evacuação de emergência posso utilizar o elevador?
Não.
Quando ocorre um sismo, o sinal de alarme toca antes?
Não, porque não é ainda possível prever antecipadamente um sismo.
O que se faz quando ocorre um sismo?
As pessoas devem colocar-se debaixo das mesas, com as mãos apertadas à volta da cabeça, como medida de proteção e contar até sessenta (segundos). Não é necessário esperar pelo sinal de alarme. Depois devem proceder à evacuação de emergência.
Ocorreu um sismo, estou dentro da escola mas fora da sala,.Como devo proceder?
As pessoas devem procurar abrigar-se junto a uma parede, longe de vidros, com as mãos apertadas à volta da cabeça, como medida de proteção e contar até sessenta (segundos). Não é necessário esperar pelo sinal de alarme. Depois devem proceder à evacuação de emergência.
Porque não posso sair da sala, mal sinta um sismo?
Depois do 1º abalo acontecem outros de menor intensidade (réplicas), pelo que só se pode abandonar a sala ou o local quando se ouvir o sinal de alarme, ou se forem dadas instruções nesse sentido por professores e/ou assistentes operacionais. É por isso que se deve contar até sessenta. Isto permite verificar se ocorrem réplicas ou não.
Estou a preparar-me para sair da sala após ocorrer um sismo mas, entretanto, ocorrem réplicas. Saio da sala?
Não. Deve-se procurar novamente abrigo debaixo das mesas e contar novamente até sessenta. Só quando a situação for de acalmia é que se deve sair.
Numa situação de incêndio o que se deve fazer?
Deve-se evacuar o mais rápido possível, protegendo o rosto, com a própria roupa ou um lenço e inclinar a cabeça para baixo, evitando a inalação de fumos.
Está a ocorrer uma situação com ventos muito fortes. Faço a evacuação de emergência como habitualmente?
Não. O local mais seguro é dentro do edifício. Mas, nesta situação, deve-se ficar longe de janelas e locais com vidros. Caso seja possível, deve-se evacuar para um local no interior do edifício, como um corredor e fechar a porta da sala.
O que faço se não conseguir sair da sala pela porta?
Caso não consiga sair (existência de chamas, portas sobreaquecidas ou porta obstruída) deve assinalar a sua presença, chamando a atenção das equipas de emergência.
Verifiquei a existência de uma situação perigosa na escola. O que devo fazer?
Devo informar um professor, um assistente operacional ou preferencialmente a Direção da escola, de qualquer situação anómala que possa colocar em risco a segurança de todos, de modo a prevenir os acidentes.
O que posso fazer por minha iniciativa?
Cada pessoa deve procurar conhecer as várias saídas do bloco onde se encontra, assim como o percurso de evacuação a realizar em caso de evacuação urgente.

 

O alarme tocou. O que faço com os meus alunos?
Ao sinal de alarme, o professor abre a porta da sala e os alunos iniciam a saída pela ordem natural em que estão sentados, em fila, começando pelos mais próximos da saída. A exceção será o aluno Chefe de Fila, que é sempre o primeiro da fila, independentemente do seu lugar na sala.
Quando o alarme toca, devo pedir aos alunos para se colocarem debaixo das mesas?
Não. Deve-se proceder de imediato à saída. Os alunos só se colocam debaixo das mesas em caso de sismo. O que cada Professor deve fazer com a sua turma é treinar esse procedimento, sempre que fizer uma simulação.
Quando devo sair da sala?
O professor é último a abandonar o espaço e certificar-se, no local de concentração e controlo, da presença de todos os elementos do grupo.
De que forma devo sair da sala?
Deve-se evacuar a sala ordenadamente fechando as portas atrás de si e respeitando o sentido da evacuação, garantindo que os alunos caminham rápida e ordeiramente em direção ao ponto de encontro.
Ao chegar ao Ponto de Encontro com uma turma, o que devo fazer?
Contar todos os alunos e verificar se falta algum. Caso algum aluno esteja em falta (em relação aos que inicialmente estavam na sala) deve avisar imediatamente o professor Responsável pela Segurança.
No Ponto de Encontro fico em qualquer lugar com a turma?
Não, cada turma tem o seu número atribuído e deve formar uma fila junto a esse número.
Estou a dar aula a duas turmas, no Ponto de Encontro onde fico?
No caso de estar a dar aulas a duas turmas, todos os alunos se devem dirigem para o mesmo número. Para simplificar o processo, o aluno chefe de fila dirige-se para o lugar da sua turma e todos os restantes alunos o acompanham.
Estou na Sala de Estudo, para onde vou?
Os professores dirigem-se com os seus alunos para o lugar atribuído para professores sem turma.
Estou a lecionar a alunos de múltiplas turmas, para onde me dirijo?
No caso de aulas a alunos de mais de duas turmas (EMRC ou PLNM) os professores dirigem-se com os seus alunos para o lugar atribuído para professores sem turma.
Enquanto Diretor de Turma / Professor Titular, tenho outras obrigações?
O professor diretor de turma deve realizar (ou delegar noutro professor) exercícios de evacuação, ao longo do ano letivo; tem que informar a turma dos procedimentos a adotar durante os exercícios de evacuação; procede com os alunos à análise das plantas de emergência (saídas de emergência e locais de concentração e controlo); elege o Chefe de Fila e informa-o das suas funções.
Sou Diretor de Turma / professor Titular de Turma e tenho alunos com mobilidade condicionada. Que procedimentos se devem seguir?
Deve-se nomear outros alunos da turma para ajudarem estes colegas, em situação de emergência. A escolha deve recair em alunos com maior capacidade física.
Tenho alunos com mobilidade condicionada, o que devo fazer?
No caso de existirem alunos com mobilidade condicionada, os alunos destacados para os auxiliarem, assumem as suas funções.
Não estou a dar aulas. Posso ir diretamente para o Ponto de Encontro?
Todos os professores que não estejam com uma turma devem dirigir-se para o Ponto de Encontro. Porém, devem prestar auxílio aos alunos que se desorientem, fiquem atrasados ou se magoem, encaminhando-os para o Ponto de Encontro.
O que faço se, durante aulas experimentais num laboratório, ocorrer um incêndio?
Atue sobre o foco de incêndio com o meio de extinção adequado (veja as instruções afixadas no laboratório).
Não consegui dominar o foco de incêndio no laboratório. O que faço?
Caso não consiga dominar a situação, feche as portas e janelas, abandone a sala e comunique imediatamente o acidente à direção da escola.
Estou num laboratório e ocorreu uma fuga de gás. Como devo proceder?
Se ocorrer uma fuga de gás, feche as válvulas de segurança; areje a sala, abrindo portas e janelas; não acenda fósforos ou isqueiros, nem acione interruptores; abandone o laboratório; comunique o acidente imediatamente à direção da Escola.
Estou num laboratório e ocorreu um derrame. Qual a atitude a tomar?
Se ocorrer um derrame proceda à contenção do derrame e à recolha do produto, utilizando material absorvente adequado (por exemplo, areia). Abandone o Laboratório e comunique o acidente imediatamente à direção da Escola.
O que devo fazer DEPOIS de tocar o sinal de emergência?
Deves dirigir-te, em fila, para o local de concentração e controlo, segundo o percurso previsto.
Quem é o primeiro e o último da fila?
Na fila lidera o Chefe de Fila e encerra o Cerra Fila (o professor que está com a turma).
O que faz o Chefe de Fila?
Abrir a porta do local onde se encontra e conduzir atrás de si e em fila, todos os elementos do grupo, segundo o percurso assinalado, até ao local de concentração e controlo.
Posso ir ao lado de outros alunos, a conversar e a brincar?
Não. Todos os alunos devem sair em fila indiana, sem correrias ou empurrões, para evitar quedas, mas em passo apressado, encostados à parede e em silêncio.
O que faço com a minha mochila e com o meu material?
Em caso de evacuação urgente, não te preocupes com o material escolar. Deixa‐o ficar na tua mesa de trabalho. Sai e não voltes para trás.
Durante a saída de emergência perdi-me. Para onde vou?
No caso de algum aluno se perder, deve procurar manter a calma e dirigir-se ao Ponto de Encontro, juntando-se à turma e/ou a algum professor. Caso seja necessário, pode pedir a ajuda qualquer professor ou assistente operacional.
Pedi para ir à casa de banho durante a aula e tocou o alarme. Volto para a sala?
Os alunos que, com a devida autorização do professor, tenham abandonado o espaço da aula (por exemplo, para se dirigirem às instalações sanitárias), devem sair do edifício, segundo o percurso assinalado, a partir do local onde se encontram, e ir até ao local de concentração e controlo onde se devem juntar ao grupo da sua turma.
Não tenho aulas e estou no corredor (ou em outro espaço como o Bar, Cantina, Biblioteca, Reprografia, átrios, etc.) quando toca o sinal de emergência. O que devo fazer?
Os alunos que se encontram em espaços como a biblioteca, a sala de alunos, etc, durante a evacuação devem seguir as instruções do Responsável Local, seguindo para o Ponto de Encontro.
Estou assustado com a situação. Posso sair da escola?
Os porteiros não podem permitir o abandono do recinto escolar a ninguém, até receber instruções em contrário do Responsável de Segurança. Mesmo alunos com autorização de saída ou maiores de idade não podem sair.
Se existe um perigo, porque não podemos sair da escola?
Ninguém pode sair da escola e todos devem ir para o Ponto de Encontro. Este procedimento vai permitir aos professores verificar se todos os alunos estão ali. Caso esteja alguém a faltar, as equipas de emergência têm que ir ao edifício procurar essa pessoa para a poderem salvar. Se os alunos pudessem sair, não era possível saber se alguém tinha ficado para trás. As equipas de emergência iriam correr riscos para salvar um aluno que estava fora da escola e não corria perigo.

They also, for a while, used dot com essay writing service with https://writemypaper4me.org as an interjection giving humorous emphasis to whatever the last speaker had said, but I haven’t heard that recently

Deixe uma resposta