Logotipo vencedor em projeto europeu

O Agrupamento de Escolas de Albufeira está mais uma vez de parabéns! O motivo é o primeiro lugar no concurso para a criação do logotipo do projeto europeu “I am connected but not addicted to technology”, inserido no programa Erasmus + KA229.

A autora do logotipo vencedor, Nargiza Juraeva, do 8.º I da Escola EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita, explica-nos as suas ideias:

“Como o tema era sobre a Internet Segura, eu pensei na simbologia do cadeado e, como Espanha, Itália, Turquia, Portugal e Roménia iam participar neste projeto, tive a ideia de uni-los como se fosse uma molécula a interagir entre si mesmos.”

Para a aluna, o projeto Erasmus tem-se revelado muito importante, porque “nós usamos as redes sociais diariamente e temos informações privadas (por exemplo) que devemos manter em segurança.”

Em parceria com quatro países, Portugal, representado pela nossa escola, abraça a ideia de que o uso das tecnologias, cada vez mais frequente e intensivo, deve ser alvo de uma reflexão conjunta por alunos, pais e professores. Com efeito, os jovens, que mais tempo dedicam à realidade tecnológica, ignoram muitas vezes os problemas psicológicos, cognitivos, afetivos e físicos que daí advêm. Perante a constatação desta realidade, o projeto “I am connected but not addicted to technology” desafia os participantes a uma mudança de comportamento, visando o uso informado, consciente e responsável da tecnologia e da internet, consubstanciado na redução da taxa de dependência das tecnologias, na promoção de um estilo de vida saudável, no combate ao “cyber bullying”, no desenvolvimento da aptidão de utilizar a Internet com segurança, no reforço do controlo parental e no estreitamento de laços familiares.

Para isso, criou um plano de ação para dotar a comunidade escolar de competências, estratégias e mecanismos proativos para lidar com esta problemática, estruturada num intercâmbio de boas práticas. Assim,  cinco subtemas serão explorados pedagogicamente por cinco países europeus, com o objetivo de mudar mentalidades: Itália responsabiliza-se por trabalhar a temática “Adição tecnológica e soluções”,  “Perigo tecnológico: saúde e vida social” fica sob a responsabilidade da Roménia, a Turquia assume “Tecnologia, comunicação e família, os nossos vizinhos espanhóis ficam “Cyberbullying, jogos online e media social “e nós, portugueses, acolhemos com “Uso da Internet segura”.

Através de várias atividades a nível de escola, regional, nacional e internacional, como debates, criação de vídeos, elaboração de folhetos, criação de minibibliotecas, dinamização de seminários  e outros, o projeto terá sucesso se se verificar, no que aos alunos diz respeito, uma mudança positiva na sua relação com a escola observando-se uma melhoria  dos valores de cidadania, das competências, do aproveitamento e do sucesso escolar, uma diminuição do número de queixas disciplinares e, obviamente, o feedback positivo dos intervenientes.  O sucesso será também observado no campo institucional e no corpo docente.

O logotipo será usado em todos os documentos, apresentações, Facebook do projecto, material que seja produzido nos cinco países, no âmbito do projecto.

Teremos a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento deste projeto e da participação de Portugal representado pelo nosso agrupamento através da informação que será atualizada na página principal do site do agrupamento e disponibilizada na imprensa local.

Fá-lo-emos durante os próximos 24 meses que é o tempo de duração deste projeto Erasmus. Por hora, saboreemos a alegria do primeiro prémio que o logotipo da nossa Nargiza conquistou!

Professoras Denise Estrócio e Isabel Lima