Biblioteca EBSA
Lista de tópicos
-
Pedimos desculpa por a BE estar a ser ocupada pela disciplina "PLMN", pelo facto de não de não haver salas de aulas disponíveis.
A lotação contínua a ser de 16 pessoas!
A equipa da BE pede desculpa, mas cumpre diretrizes!
BOM REGRESSO ÀS AULAS PRESENCIAIS!!!
19 de abril 2021
-
ROTEIRO
8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino a Distância (E@D) nas Escolas:
-
-
-
Gráfico comparativo do uso da BE entre o 1.º e 2.º Períodos
2019-2020
Quadro comparativo do uso da BE entre 2.º período de 2019 e 2020
Comparação do Movimento entre o 1.º período de 2018 e 2019
-
-
Plataforma - RBE
-
https://piccle.pnl2027.gov.pt/areas/11/textos/15
Este link é de uma plataforma denominada PICLLE que é de criação, agregação e curadoria de conteúdos dirigida a docentes, com vista ao desenvolvimento das competências digitais de literacia dos jovens do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
-
Objetivos:
A lição é uma unidade didática autónoma online.Finalidade:
Os alunos devem entender a forma como os impostos ajudam a melhorar a vida das crianças e de quem trata delas.A BE tem o guião e recursos, é querer articular!
-
A lição é uma unidade didática autónoma online.
Vem articular com a BE!
-
Objetivos:
- Identificar exemplos de antigos impostos na história da Europa que são hoje considerados estranhos.
- Explicar quem é responsável por todo o dinheiro dos impostos.
- Identificar quem e como alguém beneficia de pagar impostos.
Finalidade:
Os alunos devem compreender as vantagens de pagar impostos. Devem encontrar exemplos de antigos impostos na história da Europa.A BE gostava de articular!
-
A atividade destina-se a ajudar os alunos a conhecer a história dos direitos aduaneiros e qual é o papel que desempenham na sociedade atual.
Objetivos:
- Descobrir as origens dos direitos aduaneiros na história e por que razão tinham de ser pagos.
- Entender o papel desempenhado pelos direitos aduaneiros na sociedade atual.
- Identificar como os direitos aduaneiros são aplicados na UE.
Finalidade:
Os alunos devem ficar a conhecer a história dos direitos aduaneiros e qual é o papel que desempenham na sociedade atual.Vamos articular?
-
A atividade destina-se a ajudar os alunos a entender por que razão uma empresa tem de pagar impostos e como isso contribui para o bem-estar...
Objetivos:
- Identificar e entender para onde vai o dinheiro pago pelas empresas em impostos e o que acontece a esse dinheiro a partir daquele momento.
- Entender os benefícios para os empregados dos impostos pagos pelos empregadores.
Finalidade:
Os alunos devem entender por que razão uma empresa tem de pagar impostos e como isso contribui para o bem-estar da sociedade.Articula com a BE!
-
A lição é uma unidade didática autónoma online.
A Be está pronta para articular!
-
Os impostos podem ajudar a proteger o ambiente?
A atividade destina-se a ajudar os alunos a entender o que são impostos ambientais e como financiam a proteção do ambiente.
A BE tem guião e conteúdos para a atividade. Vamos articular?
-
A lição é uma unidade didática autónoma online.
A BE gostava de articular!
-
A atividade destina-se a ajudar os alunos a entender o que representa o imposto sobre o valor acrescentado e como é pago e coletado na UE.
Finalidade:
Os alunos devem entender o que representa o imposto sobre o valor acrescentado e como é pago e coletado na UE.Vamos articular com a BE?
-
O clipe apresenta os conceitos de imposto e tributação ao público jovem com a ajuda de um robô vindo do espaço sideral (2QT) que será o guia..
Finalidade:
A atividade visa ajudar os alunos a compreenderem os conceitos de imposto e de tributação.Anda articular com a BE!
-
Este clipe apresenta o papel das autoridades tributárias em cada Estado-Membro e como as receitas fiscais são convertidas em investimentos v..
Finalidade:
Os alunos devem entender o papel das autoridades tributárias em cada Estado-Membro e como as receitas fiscais são convertidas em investimentos vitais e serviços públicos a nível local e nacional, garantindo uma melhor qualidade de vida à comunidade.Colega tenho plano de aula e guião sobre o vídeo.
-
A atividade destina-se a ajudar os alunos a entender quem tem a responsabilidade de pagar impostos hoje em dia e quais são as principais cat...
Finalidade:
Os alunos devem entender quem tem a responsabilidade de pagar impostos hoje em dia e quais são as principais categorias de contribuintes.Articulemos!
-
Finalidade:
Os alunos devem entender os principais tipos de impostos em vigor na União Europeia. -
A lição é uma unidade didática autónoma online.
Finalidade:
Os alunos devem ter uma discussão interessante sobre o primeiro emprego, as responsabilidades, a evasão fiscal e a tributação, o que pode realmente ajudar a que tirem mais proveito dos seus rendimentos.Atividade para articular com a BE.
-
A atividade destina-se a ajudar os alunos a entender o conceito de rendimento e como a tributação se aplica neste caso.
Finalidade:
Os alunos devem entender o conceito de rendimento e como a tributação se aplica neste caso.Para Articular com a BE.
-
SEMANA DA LEITURA 2020.21
RECURSOS (INTEGRA A BIBLIOTECA DIGITAL)
TUTORIAIS DE APOIO AO ENSINO DAS LITERACIAS
https://sites.google.com/mail-rbe.org/aprenderbe-rbe/recursos/tutoriais#h.hqrtbmkvano2
INSTRUMENTOS
https://sites.google.com/mail-rbe.org/aprenderbe-rbe/recursos/instrumentos#h.zgdgnqroenki
-
-
-
Leitura e Escrita em Ambientes Digitais:
SABER USAR OS MEDIA
2020.21
Propostas de actividades articuladas entre a BE e a sala de aula
3.º CICLO: https://sites.google.com/mail-rbe.org/aprenderbe-rbe/media/3-%C2%BA-ciclo
SECUNDÁRIO: https://sites.google.com/mail-rbe.org/aprenderbe-rbe/media/secund%C3%A1rio
-
Contém:
- Vinte Poemas de Amor de Pablo Neruda em IV capítulos;
- Peregrinação de Fernão Mendes Pinto em XII capítulos;
- Diário de um Louco de NiKolai Gógol em V capítulos;
- A Ceia dos Cardeais de Júlio Dantas;
- Romance da Raposa de Aquilino Ribeiro em XII capítulos.
-
Contém:
- A Tabacaria de Fernando Pessoas, por Patrick Storhaye;
- Demora em Atender...
-
-
DOMINAR A INFORMAÇÃO
2020.21
Propostas de actividades articuladas entre a BE e a sala de aula
3.º CICLO: https://sites.google.com/mail-rbe.org/aprenderbe-rbe/informa%C3%A7%C3%A3o/3-%C2%BA-ciclo
SECUNDÁRIO: https://sites.google.com/mail-rbe.org/aprenderbe-rbe/informa%C3%A7%C3%A3o/secund%C3%A1rio
-
-
Compras online:
Criar uma password:
Cyberbullying:
Encontrar um emprego online:
Encontraste uma foto de ti nu na internet:
Esquemas no Facebook:
Estar mais seguro online:
Mitos sobre a segurança online:
Pegada digital:
Protege o teu iPhone:
Protege o teu Smartphone:
Reputação online:
Roubo de informação:
Roubo de Identidade:
Rumores online:
Webcams e segurança online:
-
-
Brochura:
- Redes sociais - é bom estar seguro (para crianças)
- Redes sociais - é bom estar seguro (para pais)
- Joga e aprende: estar online
- Contratos para a utilização da Internet (acordos/dicas entre adultos e jovens)
-
Brochura1:
- Folheto (Centro Internet Segura)
- Prevenção em férias
- Guia para pais - Mundo dos videojogos - Riscos e Benefícios
- Guia dos Direitos Humanos
- Brinquedos Perigosos
- Será que sabes tudo sobre smartphones?
- Um guia para se manter seguro e protegido online
- Jogar online em segurança
- Jovens online - Atividades de jovens para jovens
- A internet navegável em segurança
- Privacidade no facebook
- Sexting
- Não abras e-mails de desconhecidos
- Conheces os riscos das relações online?
-
Brochuras2:
- Navegar na Net sem problemas
- Cyberbullying
- Dicionário de um Gamer
- És uma vítima? Pede ajuda e denúncia! Estamos aqui para te apoiar
- Guia para familiares e amig@s de vítimas de extorsão online
- Fake News
- Linha Aberta
-
-
Estão disponíveis aplicações interativas que incluem informação e jogos: 3.º Ciclo e Secundário:
Pais e Educadores:
Estudo em casa seguro:
Recursos para Jovens:
Recursos para Adultos:
-
-
2021-2022
Legenda de novembro
Legenda de outubro
2020.21
A melhor legenda do mês de junho
A Melhor legenda do mês de maio
A Melhor Legenda: mês de abril
A Melhor Legenda: mês de março
A Melhor Legenda: mês de fevereiro
A Melhor Legenda: mês de janeiro
envia para o e-mail: biblioebsa@aealbufeira.pt
TOP LEITOR
A MELHOR LEGENDA
Vamos comemorar o dia da Europa!
A MELHOR LEGENDA DE CADA MÊS
ESTAS PODES FAZER EM CASA E ENVIAR PARA O E-MAIL DA BE:ebsa@aealbufeira.pt
TORNEIOS DE RETÓRICA-FILOSOFIA/BE
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
TODOS OS PERÍODOS
ENVIA AS FOTOS : ebsa@aealbufeira.pt
RECEÇÃO A TODOS OS FUNCIONÁRIOS
-
JUVENTUDE/CINEMA/ESCOLA
Bookmark Exchange Project/Express
Skype Project
Cientificamente Provável: (0108-Biblioteca da Universidade do Algarve; 0308- Centro de Investigação em Artes e Comunicação e 0608 - Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia)
Anónimos: Colaboração com a BM e um 9.º ano
Requalificação da BE/RBE (Mobiliário+Fundo documental) com colaboração da CMA e Direção do Agrupamento
-
Nacional de Leitura
-
-