Lista de tópicos
Geral
Boas Vindas da Biblioteca Escolar!
Olá esta é a nossa Biblioteca Escolar...
Vamos todos aprender como a podes utilizar?
Biblioteca Escolar Dr. Francisco Cabrita
Roteiro-8-Princípios Orientadores para implementação do ensino à distancia nas escolas
Estamos ON- RBE
Newton Gostava de Ler- RBE
Os princípios orientadores do Programa da Rede Bibliotecas Escolares (RBE) pretenderam dotar as escolas de meios que induzam à melhoria dos níveis de formação dos seus utilizadores. A criação de contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia, fazem parte da missão da biblioteca escolar porque promovem a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida. O projeto Newton gostava de ler congrega duas conceções que nem sempre se associam:
. o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional;
. a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência.Das redes locais de bibliotecas em constituição e fortalecimento, logra a de Aveiro ter no seu meio a Fábrica Centro Ciência Viva (FCCV) que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender ciência. Esta sintonia de interesses tornou possível o convite que a RBE fez à Universidade de Aveiro (UA) para se desenhar conjuntamente um projeto que aliasse à experimentação científica a promoção da leitura e fosse concretizável em bibliotecas escolares integradas na RBE.
O projeto criou um programa anual de leitura de livros em que, transversalmente, a ciência está presente, criando pontes e motivações para a realização de pequenas ações experimentais, envolvendo materiais de custo acessível e de replicação simples noutras bibliotecas.
Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca.
Na realização de cada módulo cresce o interesse e sedimenta-se a premissa: toda a biblioteca escolar é um espaço de ciência.
Com o decisivo apoio do Ministério da Educação e Ciência, através da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o projeto iniciou-se em Aveiro, em 2010-2011. A partir de 2012-2013 alargou-se a Sintra. Em 2014-2015, estendeu-se a Vila do Conde e no corrente ano a Vagos e Ílhavo. Para além do acompanhamento da RBE. da formação dada, relativamente a cada módulo, pela Fábrica Centro Ciência Viva (FCCV), a parceria estende-se ao Centro Ciência Viva de Sintra, ao Centro Ciência Viva de Vila do Conde e às respetivas autarquias (Câmara Municipal de Sintra e Câmara Municipal de Vila do Conde). Também as direções dos agrupamentos/ escolas reconhecem o valor deste projeto, continuando a viabilizar o seu prosseguimento.
AJUDARIS
O projeto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. Os artigos postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados.
Regulamento aqui!
Projeto “Compartilharte” – Pretende dar asas a criatividade de crianças e jovens. Crianças e jovens, são convidados a ilustrarem postais e a construírem um coração em Origami. Este projeto simboliza e incentiva a “partilha de afetos, valores e emoções”, através da partilha do postal, com alguém especial e paralelamente a angariar fundos para a continuação da missão da Ajudaris. Os vencedores terão direito a um cheque Fnac para material para a Escola.
Tema: Afetos
Conto mágico da autoria de Diogo Dionísio, com a orientação da professora solidária, Conceição Durão. Desejos que nunca se esgotam se forem utilizados em boas práticas para a comunidade.
E, tem continuação…. Quem é o próximo?
As ilustrações são da autoria dos alunos do Colégio Luso Internacional do Porto. Este projeto, procura capacitar os seus pequenos grandes autores, de poderosas ferramentas de capacitação ao nível das competências pessoais, fomentando ainda o gosto pela leitura, escrita, arte e cidadania.
Artistas Solidários solidários: 6
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares- MIBE- Vamos Imaginar
O tema para o International School Library Month (ISLM) em 2019 é Let's Imagine, que traduzimos para Vamos imaginar. Baseia-se no tema da conferência de 2019 da IASL Convergência - Empoderamento - Transformação: Bibliotecas Escolares. Este ano, a International Association of School Librarianship (IASL) convida os participantes a pensar e celebrar a ligação entre livros, leitura e bibliotecas escolares e a imaginação.
A escolha de uma formulação temática tão abrangente e acessível a todos veio ao encontro de um desígnio abraçado pela Rede de Bibliotecas Escolares, o da biblioteca escolar como lugar por excelência da vivência de uma cidadania ativa e participada.
Assim, desenhámos um conjunto de propostas que convidem a celebrar o ISLM 2019 através de projetos e atividades para explorar e expressar o tema deste ano, não apenas numa perspetiva simbólica mas de convergência para a reflexão e a ação que os desafios atuais convocam. Acreditamos que as bibliotecas são espaços vivos, cujos atores principais são as crianças e jovens, seus utilizadores. Esperamos que o Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2019 (MIBE 2019) seja uma celebração mundial criativa e imaginativa do poder das bibliotecas para transformar o mundo.
Inserido nas atividades do MIBE- Mês Internacional da Bibliotecas Escolares
A Biblioteca Escolar comemora sempre o Halloween com o Departamento de Línguas Estrangeiras, com diversas atividades e concursos de ARREPIAR!
Há sempre prémios para os mais criativos!
Na BIBLIOTECA Escolar a diversão é Happy!
No mês de outubro, no esplendor da estação de outono, do latim autumnus, comemoramos o dia das BIBLIOTECAS ESCOLARES!
Estamos no «outono / empoleirado num ramo seco / um corvo», expresso neste belo haiku do poeta Matsuo Bashô (1644-1694).
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar é assinalado na quarta segunda-feira de outubro, este ano, dia 28, mas em todo o mundo, e segundo a proposta da International Association of School Librarianship (IASL), o mesmo pode ser comemorado durante um dia, uma semana ou mesmo durante o mês de outubro.
Foi uma manhã recheada de excelentes leituras, poemas e momentos de bastante convívio!
https://www.iasl-online.org/Bookmark-Exchange-2019
Este ano a troca de marcadores com o mundo abraçou 12 turmas na EB 2º e 3º Ciclo Dr. Francisco Cabrita
Enviámos todos os marcadores para troca elaborados pelos alunos da nossa escola, com ilustrações fantásticas, mas, ainda nos encontramos à espera de receber os que nos foram correspondidos pela plataforma ISML
Plasticologia Marinha
Plasticologia Marinha
O Oceanário de Lisboa desenvolve sessões de educação ambiental nas escolas, dirigidas a jovens do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. A ação “Plasticologia marinha” contempla a apresentação de conteúdos sobre o lixo marinho, o desenvolvimento de atividades práticas e a oferta de um manual de “Plasticologia marinha", preparado para os professores. Este manual é uma importante ferramenta de educação, para utilizar na sala de aula, com os alunos, e inclui informação detalhada, curiosidades sobre o tema e vários desafios, a concretizar pelo professor com os alunos, que visam a diminuição do consumo de plástico não só em contexto escolar mas também familiar e no dia a dia.
Projeto implementado nas EB1JI e turmas do 2º ciclo
Projeto implementado a todas as turmas do 8º ano.
A Baía de Armação de Pêra é uma das regiões mais ricas em biodiversidade e mais produtivas do Algarve. Nesta região, existe o
maior recife rochoso costeiro, que cria condições ímpares para a valorização ecológica e económica desta baía. Aqui, já foram
identificadas 12 novas espécies para a ciência, 46 novas espécies para Portugal,jardins de gorgónias e pradarias marinhas, entre
muitos outros habitats. Trata-se de uma importante zona de maternidade, favorecendo o crescimento e a sobrevivência de
larvas de peixe. Na baía, encontram-se ainda bancos de pesca, que acrescem valor económico à pesca e às atividades turísticas.
Considerando a vontade da comunidade local em proteger a riqueza deste ecossistema marinho, a Fundação Oceano Azul uniu
esforços para impulsionar a criação de uma área marinha protegida de interesse comunitário. Esta iniciativa é um exemplo único de
abordagem integrada, da base para o topo, através de um processo participativo alargado.
A ação de educação ambiental «Oceano participativo» é uma oportunidade para sensibilizar os jovens desta região para a riqueza
do capital natural da baía de Armação de Pêra, e para a importância da criação de uma área marinha protegida como ferramenta
para a sua conservação e uso sustentável.
PNL Plano Nacional de Leitura
- O colégio dos animais mágicos
- Depois
- O mundo em que vivi
- Freddie Mercury
A primeira edição do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta – Palser já está a decorrer. A entrega dos trabalhos relativos ao Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta foi adiada para 31 de outubro próximo.
O concurso, que terá uma periodicidade anual, destina-se às Bibliotecas Escolares de Portugal, através da participação de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (regular e profissional). Os alunos são desafiados a fazer um registo áudio com a leitura em voz alta do excerto de uma obra literária à escolha. A organização colocou à disposição uma lista de livros, de forma a alargar o leque de opções dos participantes.
Um júri composto por três elementos decidirá depois os três primeiros prémios a atribuir por cada uma das categorias a concurso: leitura individual e coletiva. Os vencedores serão divulgados publicamente no final do mês de junho no site www.maratonadeleitura.pt e o prémio será entregue no dia 4 de julho, durante uma cerimónia a decorrer no âmbito da nona edição da Maratona de Leitura.
Serão atribuídos seis prémios (três por cada categoria) no valor total de 2500 euros, sendo que os primeiros classificados recebem 1000 euros cada. Esta importância monetária reverte para a Biblioteca Escolar do estabelecimento de ensino a que o aluno pertence e terá de ser utilizada na compra de livros para a respetiva biblioteca ou para ações que visem a promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar.
Todos os alunos cuja leitura tenha sido premiada terão também a possibilidade de frequentar gratuitamente uma formação de leitura em voz alta, ministrada por Rodolfo Castro.- Concurso Inês de CastroLançamento 2020
O Concurso Inês de Castro recolhe da história de D. Pedro e D. Inês a sua temática base permanente e unificadora, sendo a 12.ª edição, novamente, dedicada a uma das suas dimensões: o AMOR e o DESAMOR.
O Concurso dirige-se aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que se façam conhecedores da história da relação entre D. Pedro e D. Inês de Castro e realizem, a partir do mapeamento de lugares históricos e geográficos bem como dos seus contextos sociais, políticos, económicos, literários e afetivos, um trabalho performativo direta ou indiretamente relacionado com os amores de Pedro e Inês.
A submissão da candidatura decorre entre 6 de novembro e 31 de maio no formulário “Inês de Castro”.
Para mais informações, contactar apoiopnl@pnl2027.gov.pt (assunto: Inês de Castro).
Ver também:
Catalogo
A Biblioteca Escolar nas Redes Sociais
FAQs
Como faço para ler ebooks no computador?
Como faço para ler ebooks no smartphone?
Como posso criar audiolivros?
Podes publica-lo no Anchor
Também o podes publicar no Podomatic
No telemóvel podes utilizar a app...
Onde posso encontrar audiolivros em português?
Ferramentas para... Qual a melhor ferramenta pra criar testes online?
Posso usar um teste criado no Formulário Google na plataforma Moodle?
Sim, usando a função incorporar no google forms, copiando o código, e colando como código numa página do Moodle.
Aprender a usar...Como faço para criar um teste no Formulário da Google?
Encontra aqui um tutorial.
Onde posso aprender a usar o Powtooon?
Operação 7 Dias com os Media 2020
Currículo, Literacias e Aprendizagens - LITERACIAS
Symbaloo
Projeto JCE Juventude Cinema Escola
Projeto JCE
Aprender a Amar Cimema❤📽🎞
Hoje com a turma do 8°E visionamos o maravilhoso filme "A Vida é Bela"
de Roberto Benigni.
Uma história e tarde incrível!
Agradecemos as docentes Maria José Cardeano e Sílvia Neves a sua presença.
Vê só isto 👀 https://www.google.com/search…https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D8beVLRzEqD0&psig=AOvVaw0PTeXnKUpJfHSlXoaNry4f&ust=1589563645742000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCICm4ebws-kCFQAAAAAdAAAAABAI
Vamos partilhar trabalhos dos nossos alunos no Padlet do 2º e 3º Ciclos da FC
Vamos partilhar trabalhos dos nossos alunos e expo-los neste padlet!
Cont@mos com todos!
DACS com Departamento Línguas- Audio Livros e Jogos
Desafio dos Livros... 📚📚
#Escolaemsegurança
Regras de segurança para alunos do 2º e 3º ciclo...
Boas Vindas ao Ano Escolar 2020-2021
Sejam todos Bem Vindos ao ano letivo 2020-21
GRANDES Projetos Biblioteca Escolar
O projeto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, os animais entre outros. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. Os artigos postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados.
Este ano o tema é "SE EU FOSSE..."
Participa
O Projeto “Histórias da Ajudaris” desafia anualmente crianças a escreverem histórias mágicas e solidárias sobre temas fundamentais ligados à cidadania. A partir desse projeto e por sugestão de muitos Professores Solidários, surgiu o Projeto “Compartilharte”, que ao longo de 5 anos, já envolveu mais de 5000 alunos/as e ajudou mais de 50 crianças com óculos e consultas de oftalmologia. Este projeto consiste, em que após a leitura das histórias escritas pelos pares, as crianças do pré-escolar, do 1º ciclo e do 2ºciclos do Ensino básico das Escolas públicas e privadas realizem uma ilustração num material à escolha (tecido, papel, cartão…). Este projeto simboliza e incentiva a “partilha de afetos, valores e emoções”, através da entrega de um sabonete, com uma mensagem escrita pela criança a alguém especial e, paralelamente, angariar fundos para a causa social da Ajudaris. Com os donativos angariados, continuamos a desenvolver o projeto e doamos óculos a crianças sinalizadas pelos professores solidários.
Estão abertas as inscrições para a atividade “Histórias da Ajudaris em Voz Alta”, que desafia falantes da língua portuguesa no mundo a ler/interpretar histórias escritas por
jovens autores que integram os livros “Histórias da Ajudaris”.
Ler, também pode ser divertido!
Crianças e jovens orientados por professores e educadores solidários
trabalham temas atuais e fulcrais em sala de aula e surgem histórias mágicas
e solidárias que são pinceladas de cor por ilustradores solidários, oriundos de
várias partes do mundo. O resultado é uma obra coletiva imperdível!
Curiosos?
Link de inscrições: https://forms.gle/ddE8RFwP8VVzqSmy7
“A(r)riscar”
Projeto “Arriscar”– Existe desde 2016/2017, envolvendo mais de 1500 jovens, cerca de 100 concelhos diferentes de todo o país e mais de 100 escolas públicas e privadas e tem como objetivo primordial despertar os jovens para a importância de temas atuais através da ilustração!
Este é um projeto aberto à participação de todos os alunos inscritos no 3.º ciclo (7.º/8.º/9.º) e secundário (10.º/11.º/12.º), que frequentem escolas públicas, privadas e escolas profissionais acreditadas em qualquer modalidade. É um projeto apoiado pela Direção Regional da Cultura e pela Câmara Municipal de Valongo. Os vencedores e finalistas terão direito a vários prémios.
Tema:
- Link de inscrição + regulamento: https://forms.gle/umCXfqpYvzJN6wAW8
Público-Alvo: 3.º ciclo e Secundário
http://www.cpc.tcontas.pt/projetos/mvp/projeto_mvp.html
https://www.facebook.com/831790343574201/posts/3370755383011005/
Increve-te na tua Biblioteca
Escolhe um Livro e apresenta-o!
https://www.facebook.com/831790343574201/posts/3349405371812673/
https://www.facebook.com/831790343574201/posts/3367328430020367/
- Realizou-se hoje no Auditório da E.B. 2, 3 Dr. Francisco Cabrita, a fase escolar do Concurso Nacional de Leitura.O júri foi constituido pelos Professores Emmanuel Luz; Helena Miranda e Marcos Pereira.Todos os participantes enriqueceram este encontro e encantaram-nos com as suas leiturasQueremos agradecer a todos as magníficas prestações.Parabéns"LER, é viajar sem sair do lugar!"
MIBE Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
https://www.facebook.com/831790343574201/posts/3421338461286030/
Dia das Bibliotecas Escolares
- Assinalamos o Dia das Bibliotecas Escolares com o Lançamento do Livro História Andante ILançamento oficial do 1° livro Digital das Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal Lídia Jorge.Parabéns a todos os envolvidos!
Regras de Aulas Síncronas
Aulas e Ensino à Distância?? Deixamos algumas regras facilitadoras para esta nova etapa! E@D...📧 Bibliotecas Escolares, Est@mos nov@mente ON!
Novo Calendário Escolar
Dia da Internet Mais Segura- 09 de fevereiro
- No mês de fevereiro, celebra-se o DIA da Internet Mais Segura (9 de fevereiro de 2021).Deixamos o convite para este fantástico momento de esclarecimento e consciencialização!Uma forma divertida de assinalar as dependências e os perigos da Internet.
Horário E@D das Biblitecas do Agrupamento
- Distância?Em nome das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, partilhamos com todos vocês, o Infográfico interativo sobre o NOSSO apoio no E@D.As Bibliotecas Escolares do Agrupamento, estão novamente ON!Cont@ Connosco!
SEMANA da LEITURA ´21📚
- Mais um desafio - O que Sentes Quando Lês?Grava o teu podcast.
Tópico 40
Tópico 41
Tópico 42
Tópico 43
Tópico 44
Tópico 45
Tópico 46
Tópico 47
Tópico 48
Tópico 49