Erasmus + kA229

“I am connected but not addicted to technology”

Este ano letivo o nosso agrupamento iniciou um projeto de parcerias estratégicas de apoio ao intercâmbio de boas práticas – Erasmus + ka229.
O projeto “I am connected but not addicted to technology”, tem como pressuposto a necessidade do uso consciente de tecnologia e Internet. Pretende fortalecer as escolas participantes com competências para lidar com esta problemática, bem como consciencializar os administradores, professores, alunos e pais, dotando-os de mecanismos para lidar com tal situação. Todos os temas tratados serão posteriormente dinamizados na escola entre professores, alunos e Encarregados de Educação, recorrendo a sessões de divulgação e múltiplas atividades.
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro realizou-se a primeira mobilidade, na cidade de Palermo, na Sicília, em Itália, sob o tema “TECHNOLOGY ADDICTION AND SOLUTIONS”.
Participamos em workshops, grupos de trabalho, troca de ideias e debates relacionados com tipos de adição Ã s tecnologias, riscos físicos, psicológicos e sociais. Foram abordadas possíveis soluções para evitar o uso intensivo das tecnologias e apresentadas propostas para a redução do uso das mesmas para fins de entretenimento.
Para além desta mobilidade estão programadas outras 4 atividades “Learning, Teaching, Training” que envolvem a mobilidade de professores no projeto entre escolas participantes de Espanha, Portugal, Roménia e Turquia (o país organizador). 

Árvore de Natal MY TECH
Os alunos criaram um quadro relacionado com o tema “Tecnologia”
Aspetos positivos da cibersegurança
Aspetos negativos da cibersegurança

Mobilidade em Portugal

Na semana de 14 a 18 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas de Albufeira/ Escola EB 2,3 Dr Francisco Cabrita e a autarquia de Albufeira acolheram os parceiros de Itália, Barcelona, Roménia e Turquia para a dinamização de atividades contempladas no Projeto Europeu Erasmus + KA 229 My TECH “I am connected but not addicted”.

Visando o desenvolvimento de aptidões na utilização segura da Internet e o desenvolvimento de conhecimentos necessários para lidar com os seus riscos, a comitiva participou na formação O uso da Internet Segura, centrada no lema “Identidade virtual e identidade real”. As sessões, asseguradas pelos professores Marco Hipólito e Carlos Nunes, abordaram temas como cibersegurança(cybersecurity), ciberbullying na escola(cyberbullying in school), ciberameaças (cyber threats) e dados pessoais – segurança na internet e no computador (personal data â€“ internet safety, computer safety).  

Para além da formação, a comitiva foi presenteada com uma escultura na areia elaborada pelo artista Vítor Raposo. 

Com a consciência de que, como relembrou Carlos Nunes, “Even when the agression is virtual, the damage is real”, ou seja, “embora a agressão seja virtual, os estragos são reais”, os participantes fizeram um balanço muito positivo desta experiência em Albufeira, deixando o repto para a comunidade escolar e a comunidade em geral: Act like in real life! Na Internet, temos que agir como agimos na vida real!

USO SAÚDAVEL DA TECNOLOGIA

No dia 14 de junho, pelas 15h20, no auditório da escola E.B 2,3 Dr. Francisco Cabrita realizou-se um encontro Erasmus + “Estou conectado mas não viciado” com os Encarregados de Educação sobre o “Uso Saudável da Tecnologia”.

Folheto entregue aos Encarregados de Educação

Mobilidade à Turquia

A 5ª e última mobilidade intitulada” Tecnologia, Comunicação e Família” do Projeto
Erasmus+ KA229 – “Estou conectado mas não viciado” – teve lugar na escola Cenk Yakin
Ortaokulu, em Ankara, Turquia, nos dias 4 a 8 de julho de 2022. A sessão de
esclarecimento com o Prof Dr Sadi SEREROĞLU, que falou sobre “Digital Parenting”, foi
particularmente interessante.
O grupo teve também oportunidade de visitar diversos monumentos em Ankara bem
como aproveitou para visitar a Capadócia e Istambul.