ClubeMAIS

O ClubeMAIS… visa sensibilizar para questões ambientais, demográficas, socioeconómicas, culturais que ocorrem no Mundo, no pais e na região.

Alicerçado numa postura de cidadania ativa e valores humanistas, sensibiliza-se e mobilizam-se ações simples, multidimensionais e multidisciplinares onde todos se incluem e podem contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade.

Perseguindo o ideal da melhoria da formação de crianças e jovens e da qualidade do serviço educativo o ClubeMAIS procura contribuir para a promoção da missão do Projeto Educativo do Agrupamento.

Dia da Floresta Autóctone

Projeto WhatisHOME

Migrações e Desenvolvimento/Projeto WhatisHOME

Projeto WhatisHOME

O nosso Agrupamento aceitou o desafio proposto pela Caritas Portuguesa de participar no projeto MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento através do Concurso #WhatisHOME para o 3º Ciclo.


A temática das “Migrações e Desenvolvimento” foi abordada em diferentes disciplinas, nas turmas do 8ºA, B, C, E e 9ºC em articulação com o #ClubeMAIS, de forma diferente, inovadora e promotora da aquisição de aprendizagens essenciais e significativas. A partilha de experiências, sentimentos e saberes foi possível contribuindo para o exercício de uma cidadania ativa, inclusiva e multicultural.

Já foram publicados os primeiros post obrigatórios. No seu conjunto a Campanha compreende a publicação de 6 post, até finais de maio.
Muitos alunos e professores colaboraram no projeto.
Colabora connosco também, partilhando as publicações e colocando um Gosto!

Um agradecimento especial, às turmas do 8ºA, B, C, E e 9ºC que dinamizaram o projeto, a todos os alunos estrangeiros participantes nos vídeos e post produzidos, aos encarregados de educação, familiares e amigos que se disponibilizaram a participar neste desafio, a todos os professores colaboradores.

Na Campanha #WhatisHOME estão a participar 4 equipas:
# EquipaAsAndorinhas
# EquipaMalaDeCartão
# EquipaPortal
#Equipa9C

Professores responsáveis pelas equipas #WhatisHOME
Rita Guimarães
Sandra Hipólito
Ana Filipa Nobre
Marco Hipólito

Post 1 – Testemunhos de Migrantes

Facebook
WhatisHome?

Concurso #whatishome #CaritasPortuguesa #EquipaAsAndorinhas #bibliotecaescolaresaealbufeiraPost1Miguel Vasconcelos, vem do Brasil e adaptou-se com facilidade ao país destino.

Publicado por Bibliotecas AE Albufeira em Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

#EquipaAsAndorinhas

Facebook
#WhatisHOME?

Concurso #whatishome #caritasportuguesa #EquipaPortal #bibliotecaescolaresaealbufeiraPost1As sociedades atuais são marcadamente multiculturais. A capacidade de incluir e integrar povos com características tão distintas exige capacidade de adaptação de todos. Inclusão é a palavra chave.

Publicado por Bibliotecas AE Albufeira em Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

#EquipaPortal

Facebook
#WhatisHOME

Concurso #whatishome #CaritasPortuguesa #EquipaMalaDeCartão #bibliotecaescolaresaealbufeiraPost1As migrações marcam a vida das populações pelas mudanças que impõem e adaptações inevitáveis que exigem. Os testemunhos de Denise Estrócio e Emmanuelle DeJesus evidenciam vivências e processos de aculturação nem sempre marcados pela integração e inclusão fácil e pacífica.

Publicado por Bibliotecas AE Albufeira em Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

#EquipaMalaDeCartão

Facebook
#WhatisHOME

Concurso #whatishome #CaritasPortuguesa #Equipa9C #bibliotecaescolaresaealbufeira Post1Migrantes – pessoas como nósPortugal, um país habitualmente associado a emigrantes, tem vindo, desde os anos 90 do século passado, a assumir-se também como um país de imigrantes.Nos anos 90 e na primeira década deste século, os imigrantes oriundos da Europa de Leste foram um dos grupos mais relevantes. Destacaram-se três países: a Ucrânia, a Roménia e a Moldávia. O Darius representa o que todos procuravam em Portugal, melhores condições de vida para si e para a sua família. Estas populações integraram-se na nossa sociedade, criaram as suas famílias e contribuíram para o desenvolvimento do país.

Publicado por Bibliotecas AE Albufeira em Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

#Equipa9C

Post 2 – Gastronomia Típica

#EquipaAsAndorinhas

#EquipaPortal

#EquipaMalaDeCartão

#Equipa9C

Post 3 – Expressões Típicas

#EquipaMalaDeCartão

Facebook

Concurso #whatisHOME #CaritasPortuguesa #Equipa9C #bibliotecaescolaresaealbufeiraPost3"Laurear a pevide" é uma expressão típica de Portugal. Significa "passear".

Publicado por Bibliotecas AE Albufeira em Terça-feira, 3 de março de 2020

#Equipa9C

Ambiente, Reciclagem, Património Natural

Dia da Floresta Autóctone

O Dia da Floresta Autóctone foi uma atividade promovida pelo ClubeMAIS e desenvolvida na Escola Dr. Francisco Cabrita.

Utilizando materiais recicláveis, os alunos construíram vasos e bouquet de flores.

  • Tudo
  • Preparativos
  • No dia